Apresentação

 

Tomo emprestadas algumas definições que encontrei no Wikipedia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Enfermagem ), em português, pois as considero apropriadas, com pequenas correções, para a nossa realidade e oque vivemos.

A Enfermagem é a arte de cuidar, é uma ciência cuja essência e especificidade se fundamenta na assistência/cuidado ao Ser Humano, individualmente, na família ou em coletivos e comunidades, de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na interseção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.

No Brasil, o Enfermeiro é um profissional de nível superior ou técnico, da área da saúde, responsável, dentre outras, pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade.

O Enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exercendo a função de professor e mestre, preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior. Dentro da enfermagem, encontramos o Auxiliar de Enfermagem (nível fundamental) e o Técnico de Enfermagem, (nível médio) ambos conhecidos e com atividades similares aos Enfermeiros de nível superior. Como acontece em várias profissões, possuem funções distintas, qualificações específicas e competências que se somam para ajudar com a melhoria de todas as pessoas quando apresentam algum problema de saúde.

No Brasil, o Enfermeiro está legalmente habilitado para, mediante protocolos previamente aprovados pela instituição e pelos sistemas de saúde públicos, a atuar no apoios das atividades de prevenção às doenças e saúde das pessoas.

Trataremos neste Blog, de maneira a levar a todos o conhecimento e tirar dúvidas dos assuntos relativos às atividades de Enfermagem, de forma didática e sem termos ou intervenções que afastem os interessados em conhecer melhor estar arte.

Falaremos de vacinas,  curativos, feridas e tratamentos, além de assuntos que podem ferar muito mais dúvidas do que esclarecimentos. Estaremos à postos para responder todas as dúvidas e buscar esclarecimento para tudo que for perguntado.

Sejam bem vindos e conto com vocês para transformar este espaço no espaço virtual de cuidado com as pessoas e com todos que precisam cuidar de outras pessoas.

Lúcia Helena Vitória.

Um comentário sobre “Apresentação

Deixe uma resposta