CURATIVOS
A pele é uma barreira mecânica de proteção ao corpo, além de participar da termorregulação, da excreção de água e eletrólitos e das percepções táteis de pressão, dor e temperatura.
Ela apresenta três camadas: Epiderme, Derme e Tecido Conjuntivo Subcutâneo. Qualquer interrupção na continuidade da pele representa uma FERIDA. As feridas podem variar de espessura , pois algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem atingir tecidos mais profundos.
A cicatrização da ferida consiste na restauração da continuidade. O curativo é um meio que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir contaminação e infecção
Objetivos:
Tratar e prevenir infecções, eliminar os fatores desfavoráveis que retardam a cicatrização e prolongam a convalescença ,aumentando o custo do tratamento;diminuir infecção cruzada, através de técnicas e procedimentos corretos.
Finalidades:
– Remover corpos estranhos
– Reaproximar bordas separadas
– Proteger a ferida contra contaminação e infecções
– Promover hemostasia
– Favorecer a aplicação de medicação tópica
– Fazer desbridamento mecânico e remover tecido necrótico
– Reduzir o edema e absorver exsudato
– Manter a umidade da superfície da ferida
– Proteger a cicatrização da ferida
– Limitar a movimentação dos tecidos em torno da ferida
– Diminuir a intensidade da dor
Para que se faça a escolha de um curativo adequado é essencial uma avaliação criteriosa da ferida. Essa análise deve incluir: condições físicas, idade e medicamentos; localização anatômica da ferida; forma; tamanho, profundidade, bordas, presença de tecido de granulação, presença e quantidade de tecido necrótico e presença de drenagem na ferida.
Fonte: Protocolo de Feridas ( PBH ).
Eu que sei a dificuldade e os cuidados que uma ferida em que receber para a perfeita cicatrização.