Diabetes – O Controle e a Prevenção

O que é?

O Diabetes e um conjunto de doenças caracterizadas pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Ocorre pela deficiência de um hormônio chamado Insulina, seja por problemas de produção ou da má utilização da insulina pelos tecidos do corpo.

diabetic-meal-log-printable-20596

Quando produzida normalmente, a insulina permite o uso da glicose como fonte de energia. No diabético, como a Insulina não funciona bem ou é produzida em quantidade menor do que a que cada indivíduo precisa, ocorre um aumento da glicose no sangue (hiperglicemia). Esse aumento, quando prolongado, leva a várias complicações.

Principais Sintomas

Como saber se tem Diabetes?

Através de exames laboratoriais específicos,que envolvem a dosagem da glicose no sangue.A interpretação do resultado deverá ser feita pelo medico.

Como se prevenir o Diabetes?

A melhor maneira de prevenir a diabetes e ter um estilo de vida saudável, uma alimentação equilibrada, evitando o abuso de doces e gorduras, e a prática de exercícios físicos regularmente. Dieta rica em fibras e com menor quantidade de gorduras (óleos, creme de leite, manteiga) é uma das principais recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes. Ao cuidar de seus Diabetes você diminui a possobibilidade de contrair outras graves doenças como hipertensão, infarto do miocárdio, AVC, osteoporose, entre outras enfermidades.

No caso do diabético não controlado pode causar outras doenças graves como:

  1. Olhos (retinopatia)
  2. Rim (nefropatia)
  3. Membros inferiores (doença vascular periférica)
  4. Sistema nervoso
  5. Pé diabético
  6. Cérebro e circulação cerebral
  7. Coração  e circulação

Como Prevenir

diabetes_prevencao

Controle bem a sua glicose, controle bem a  pressão arterial, não fume em hipótese nenhuma, faça exames e consultas regulares, tire suas dúvidas, vá ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, observe se o seu exame de urina (microalbuminúria) está sendo feito pelo menos uma vez ao ano, cuide o melhor possível de seus pés e siga as orientações das equipes de saúdes nos Centros de Saúde e demais grupos de apoio aos diabético.

O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, os cuidados de uma equipe multidisciplinar. Procure seguir as orientações desses profissionais. Quanto mais você conhecer sobre Diabetes, melhores serão as suas condições de saúde e o controle do açúcar no seu sangue.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Um comentário sobre “Diabetes – O Controle e a Prevenção

  1. Todos sabemos que para os diabéticos, a liberdade de escolha, gosto e sabor é substituído por restrições, controle e limitações de sabores.
    Mas esses tempos estão ficando para trás…
    Nutricionistas e Amantes da gastronomia estão criando receitas maravilhosas com todo carinho e cuidado específico.
    Clica em Diabéticos Saudáveis e saiba mais.
    Abraços.

Deixe uma resposta