O Furúnculo

O Começo

O Furúnculo é uma inflamação da pele, motivando a acumulação de tecido morto e pus que determina a inflamação dos Folículos Pilosos. O Furúnculo pode se a outros resultando numa expansão denominada Carbúnculo.
Forma usual de contaminação que ocasiona o Furúnculo
Forma usual de contaminação que ocasiona o Furúnculo

Na maior parte dos casos, o Furúnculo surge em regiões com pelos e que ficam sujeitas a muita transpiração, como axilas, virilhas, pescoço, face e nádegas. Não são comuns, u nem existem, Furúnculos nos pés, por exemplo.

As Causas

As causas associadas ao aparecimento do Furúnculo são a infecção provocada pela bactéria Staphylococcus Aureus, nos folículos pilosos. A introdução da bactéria faz-se através de pequenos cortes na pele e causam a infecção.
A contaminação que origina um Furúnculo
A contaminação que origina um Furúnculo
O uso de aparelhos de barbear, por exemplo, podem causar a entrada da bactéria, que motiva o Furúnculo. Diabetes, má higienização da pele, má nutrição da pessoas e problemas associados ao sistema imunológico, aumentam as chances da pessoas ter um Furúnculo.
A ocorrência de furúnculos tem forte relação com o uso do fumo, de substancias gordurosas na pele e uso de roupas muito apertadas ou que friccionam a pele.

Sintomas

Aparecem caroços de cor avermelhada cobertos de pus, com uma zona amarelado no centro e endurecidos na parte limítrofe.
Furúnculos começam com pequenos pontos inflamados em Folículos
Furúnculos começam com pequenos pontos inflamados em Folículos
As lesões são dolorosas, macias e quentes, apresentando um ponto branco ou amarelado no centro do caroço.
Quando ocorrem infecções mais graves, nomeadamente quando aparecem muitos Furúnculos, de modo simultâneo, pode surgir febre no paciente.
O local onde ocorre o furúnculo fica muito dolorido e sensível.
O tamanho da lesão associada ao Furúnculo é determinado pela profundidade da infecção, tornando-se maior, quando é mais profunda.
Em situações mais graves podem formar-se abscessos.

Tratamento

O tratamento associado ao Furúnculo é realizado através de aplicação de compressas quentes, ou através da imersão da área afetada pela inflamação, em água morna para permitir a drenagem do pus e alivio das dores.
Após a drenagem do Furúnculo, o local deve ser lavado com sabão anti-séptico e colocada uma bandagem de modo a proteger a área.
Quando ocorrem situações mais complicadas pode recorrer-se ao uso de antibióticos tópicos ou orais, sempre com recomendação e supervisão médica.
Depois de algum tempo, a pele rompe-se de modo natural na parte central do furúnculo eliminado o pus. Depois da ferida romper, esta tem tendência para cicatrizar, deixando de ocorrer a dor associada.
A aglomeração de pequenos pontos pode provocar feridas graves
A aglomeração de pequenos pontos pode provocar feridas graves

Deixe uma resposta