Ebola – Ameaça Mundial

Ebola_Ferida
Paciente com Ebola

doença por vírus Ébola (DVE), também denominada no Brasil por doença por vírus ebola, é uma doença que atinge seres humanos e outros mamíferos e que é provocada pelo ebolavírus. Os sintomas têm início duas a três semanas após contrair o vírus, manifestando-se inicialmente por febre, garganta inflamadadores musculares e dores de cabeça.

 

Estes sintomas são seguidos por vômitosdiarreia e rash cutâneo, a par de insuficiência hepática e renal. Nesta fase, a pessoa infetada pode começar a ter hemorragias, tanto internas como externas. Em caso de morte, esta geralmente ocorre entre 6 a 16 dias após o início dos sintomas e na maior parte dos casos deve-se à diminuição da pressão arterial resultante da perda de sangue

A taxa de letalidade pode ser até é 90% segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). O vírus é nativo da África, onde surtos esporádicos ocorrem ao longo de décadas.

SINTOMAS – Febre, dor de cabeça, garganta inflamada e fraqueza. Sintomas mais graves, que ocorrem, geralmente, em estágio final, são: Vômitos, Diarreia, Vermelhidão nos olhos, Inchaço na genitália, Hemorragia interna e externa (alguns pacientes podem sangrar olhos, nariz, boca, orelhas ou reto); Erupção ou Hemorragia ao longo da pele e mucosas.

SintomasEbola
Quadro de Sintomas – Ebola

FATORES DE RISCO – Para a maioria o risco de contrair o Ebola é baixo.

As chances aumentam no caso de:

. Visitas às áreas de surto;
. Realização de pesquisas em animais, principalmente primatas, originários da África ou Filipinas;
. Atuação na assistência médica ou pessoal às pessoas infectadas;
. Preparação para enterro de pessoas infectadas (corpos das pessoas contaminadas, podem transmitir a doença).

PREVENÇÃO – Tal como outras doenças infecciosas, uma das medidas preventivas mais importantes e efetivas é a lavagem das mãos com frequência. Deve-se usar água e sabão, ou usar álcool gel 60%, quando água e sabão não estão disponíveis.

CAUSAS – É possível contrair o vírus por meio de contato direto com fluídos corporais de animal ou humano infectado. Estes fluídos podem ser: Sangue, Saliva, Sêmen, Vômito, Urina ou Fezes.

Fonte: OMS/Ministério da Saúde

2 comentários sobre “Ebola – Ameaça Mundial

  1. Quem dera todas as pessoas lessem e se informasse, sobre procedimentos, riscos e danos à saúde. Em tempos de racionamento de água e falta de higiene em muitos lugares, é quase inadmissível que algumas doenças ainda assombrem até os países ditos superdesenvolvidos e do 1o mundo. A prevenção contra este tipo de doença é fácil de fazer. Bastaria os países riscos doarem os tratamentos da saúde básica. Mas as grandes nações preferem correr o risco de uma pandemia.

Deixe uma resposta