Varicela (Catapora)

Catapora
Criança com varicela em estágio grave

Informe Técnico

Varicela (popularmente conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infecciosa aguda, comum na infância, altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (do inglês Human Herpes Virus 3).

O herpes-zóster  é uma doença secundária, decorrente de uma forma reincidente tardia dos vírus da varicela que permaneceu dormente nos gânglios nervosos. A varicela é mais comum em crianças, enquanto a herpes-zóster é mais comum em adultos e idosos.

A Varicela é uma infecção primária, aguda, altamente contagiosa, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculo-papular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui rapidamente para pústula, posteriormente, após 3 ou 4 dias, forma crostas. Pode ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos.

Programa Nacional de Imunização (PNI)

O Ministério da Saúde por meio do (PNI) Programa Nacional de Imunização ampliou o Calendário Básico de Vacinação, com a introdução da vacina TETRAVIRAL (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) substituindo a vacina TRIVIRAL (sarampo,caxumba e rubéola) para as crianças de 15 meses de idade.

Assim sendo, com a introdução da vacina TETRAVIRAL, o PNI visa reduzir o número de aplicações simultâneas de injeção, bem como buscar uma melhor adesão à vacinação e, consequentemente, melhoria das coberturas vacinais.

Esta vacina está disponibilizada, desde setembro de 2013, nos Centros de Saúde de todo o pais.

Fontes:

1. Secretaria Municipal de Saúde

2. Governo do Estado de Minas Gerais

3. Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Varicela

Um comentário sobre “Varicela (Catapora)

Deixe uma resposta