HPV – Responsabilidade de Todos

Relação Aids e HPV

As meninas e mulheres convivendo com HIV e Aids foram incorporadas como público prioritário nessa nova etapa da campanha de vacinação devido a estudos que apontaram que esse público tem cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer cervical em comparação com a população em geral. Além disso, elas também estão mais propensas a terem sérias lesões causadas por HPV, em maior número e com maiores chances de reaparecerem após o tratamento.

O Vírus HPV

O HPV (do inglês Human Papiloma Virus – Papiloma Vírus Humano) é de uma “família” de vírus, com mais de 150 variações, que infectam exclusivamente a pele e mucosas dos seres humanos. É a infecção mais comum no mundo.

http://www.dreamstime.com/-image7246161

A Infecção

A infecção pode se alojar na garganta, trato genital, ânus, vagina, pênis e orofaringe (pele e mucosas). Alguns desses tipos são responsáveis pelo câncer de colo de útero e pênis. Levando muitas vezes a mulher a mulher  a retirada do útero e ovários e o homem à amputação do pênis.

A principal forma de transmissão do HPV é o contato sexual, seja ele ainda oral ou anal. Preservativos podem diminuir a chance de contaminação. Beijar ou tocar a genitália do parceiro com a boca, também pode transmitir a infecção . A  faixa etária recomendada para vacinação é de 9 aos 26 anos, se possível antes do início da vida sexual.

O PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, contemplou no Calendário de Vacinação de Minas Gerais as meninas de 11 aos 13 anos.

A Responsabilidade

É muito importante você que tem filhas nesta idade, levá-la ao centro de saúde mais próximo para que cada criança ou adolescente fique imunizada e não corra riscos desnecessários, mesmo que você tenha a certeza de que a pessoa que você gosta não é integrante de grupo de risco de contágio.

Uma criança ou adolescente não imunizado(a) pode contrair uma das inúmeras variações do vírus ao ter contato direto com uma pessoa adulta que não teve cuidados e está contaminada. A IMUNIZAÇÃO é a melhor opção e nem todas as infecções são através de contato sexual.

 

Um comentário sobre “HPV – Responsabilidade de Todos

  1. O que mais impressiona é ver a ignorância geral de mães que são mal orientadas e preferem ver suas filhas desprotegidas por causa de dogmas, crendices e desconhecimento. MUITO TRISTE ver uma mãe preferir a filha desprotegida.

Deixe uma resposta