Vacina contra Hepatite A

HepatiteA

O Programa Nacional de Imunização (PNI), está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação em 2014, com a introdução da vacina adsorvida hepatite A (inativada).

Falando sobre a doença

A doença conhecida como Hepatite A  apresenta alta prevalência nos países com precárias condições sanitárias, socioeconômicas e constituem um problema relevante para a saúde pública no Brasil.

É habitualmente benigna e pode, raramente, apresentar uma forma grave (aguda e fulminante). A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água contaminada.

Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes de indivíduos  infectados. A disseminação está relacionada com a infraestrutura de saneamento básico e aspectos ligados às condições de higiene praticadas.

O Ministério da Saúde introduziu esta vacina, no Calendário Nacional de Vacinação, destinada a crianças a partir de 12 meses de idade, até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias) e será disponibilizada a partir de julho de 2014.

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe uma resposta