Arquivos mensais: fevereiro 2016

Aedes aegypti.

Aedes aegypti – Nosso inimigo !

Declaração de Guerra

Quando escrevemos recentemente, o problema do mosquito Aedes aegypti  é mais perigoso do que se imaginava, poucos atentaram para os problemas.

Agora que chegamos num patamar quase de pandemia, em que especialistas discutem vários aspectos relacionados ao risco da proliferação das doença e vírus que este mosquito propaga e que entidades internacionais decretam uma situação de “emergência de saúde pública de interesse internacional”, especialmente para os casos de má-formação e de disfunções neurológicas provocadas pelo vírus Zika, também transmitido pelo mosquito que propagou a dengue por muito anos, talvez seja necessário a população entender que não basta o governo fazer o básico do básico.

A guerra começou há muito tempo. Muito antes do Zika e da microcefalia. Muitas pessoas terão que repensar seus hábitos.

Vírus Zika
Vírus Zika

Em tempos de carnaval e descontrole total de procedimentos, a coisa vai sair de controle.

Nós, técnicos que atuam na saúde pública veremos os resultados em pouco tempo. E irão nos acusar de muitas coisas quando, na realidade, cada um não tem se preocupado nem consigo mesmo. Temos que nos preparar, sem apoio das chefias deitadas eternamente em berço esplêndido e dos políticos irresponsáveis que aumentam seus próprios salários e deixam a saúde pública à própria sorte.