Arquivos mensais: março 2015

Aleitamento Materno

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.

Amementar - Ato de Amor

Continue lendo Aleitamento Materno

Diabetes – O Controle e a Prevenção

O que é?

O Diabetes e um conjunto de doenças caracterizadas pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Ocorre pela deficiência de um hormônio chamado Insulina, seja por problemas de produção ou da má utilização da insulina pelos tecidos do corpo.

diabetic-meal-log-printable-20596

Continue lendo Diabetes – O Controle e a Prevenção

Saúde do Trabalhador – II

A saúde do trabalhador tem sido colocada, cada vez mais, sob risco e fragilizada. Condições de trabalho insalubres ou perigosas tem sido contornadas, da parte de governos irresponsáveis e de patrões interessados somente em produtividade, a todo momento. Atualmente, pequenos grupos de trabalhadores tem se unido em torno de um Movimento contra a Precarização do Trabalho, especialmente em função da terceirização desenfreada que está sendo colocada sob votação no Congresso através da possível aprovação das MPs 664 e 665 e PL 4330, em contraposição às PECs 56 e 555 e ao PL4434.

Precarizacão do Trabalho

Continue lendo Saúde do Trabalhador – II

Prevenção pré Operatória

Temos acompanhado centenas de cirurgias e pequenas intervenções nestes muitos anos de atividades na área da saúde.

Uma questão importantíssima no pré operatório são os cuidados com alimentação ou jejum. O paciente ou pessoa doente deve sempre informar quando fez suas últimas refeições e do que se alimentou nas últimas horas.

Tem sido comum a ocorrência de problemas graves, e até mortes, pela omissão de informação, por parte do paciente, sobre a alimentação que fez.

Continue lendo Prevenção pré Operatória

HPV – Responsabilidade de Todos

Relação Aids e HPV

As meninas e mulheres convivendo com HIV e Aids foram incorporadas como público prioritário nessa nova etapa da campanha de vacinação devido a estudos que apontaram que esse público tem cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer cervical em comparação com a população em geral. Além disso, elas também estão mais propensas a terem sérias lesões causadas por HPV, em maior número e com maiores chances de reaparecerem após o tratamento.

Continue lendo HPV – Responsabilidade de Todos

Fruta Proibida (1)

Frutas, no geral, são apreciadas por todos, são, em sua maioria doces e com sabores completamente distintos. Raramente encontramos uma pessoa que não goste de nenhuma fruta.

Entretanto, várias frutas são terminantemente proibidas para portadores de alguma doença ou com suspeita de algum mal crônico. Não. Não estou falando daquela fruta que aparece nas histórias de Adão e Eva.

Continue lendo Fruta Proibida (1)