Arquivos mensais: março 2014

Curativos – Coberturas (II)

CARVÃO ATIVADO COM PRATA

Possui ação bactericida, com alto grau de absorção do exsudato. Sua ação de limpeza no leito da ferida se dá pela remoção de moléculas do exsudato e das bactérias. Não é aderente a pele, preserva o tecido epitelial e elimina o odor das feridas infectadas.

Imagem: Curatec
Imagem: Curatec

Continue lendo Curativos – Coberturas (II)

Curativos – Coberturas (I)

ALGINATOS

  • São saís de polímero natural, ácido algínico, derivado da alga marrom. Suas fibras tem a capacidade de absorver a exsudação de feridas e convertê-las em gel. Sua capacidade de absorção é muito superior á do gel tradicional.
  • Promovem ambientes úmidos, favoráveis a cicatrização – o gel se amolda ao contorno da ferida;
  • Auxiliam o desbridamento e ajudam a proteger o tecido novo;
  • Fazem o desbridamento autolítico do tecido macio ou crosta, mas não desbridam a ferida com excesso de tecido necrótico;
  • Propiciam a hemostasia em feridas hemorrágicas;
  • Reduzem as trocas de curativos, são fáceis de aplicar, remover e preenchem o espaço morto.

Continue lendo Curativos – Coberturas (I)

Tipos de Curativos

O tipo de curativo varia com a natureza, a localização e o tamanho de ferida. Em alguns casos é necessária compressão; em outros, lavagem com soluções fisiológicas ou anti-sépticos. Outros exigem imobilização com faixas elásticas ou ainda gesso.

A seleção é feita com base em suas propriedades físicas de proteção e manutenção de medicamentos em contato com a ferida. Não se pode dizer que existe um curativo ideal, mas um curativo bem feito resulta em uma cicatrização melhor.

Continue lendo Tipos de Curativos

Feridas – Cicatrização

    A maneira pela qual uma ferida é fechada ou “deixada” fechar é essencial para o processo de cicatrização.Existem três formas pelas quais uma ferida pode cicatrizar que dependem da quantidade de tecido perdido ou danificado e da presença ou não de infecção, são elas:

  • primeira intenção
  • segunda intenção
  • terceira intenção

Continue lendo Feridas – Cicatrização

Feridas – Curativos

CURATIVOS

A  pele é uma barreira mecânica de proteção  ao corpo, além de participar da termorregulação, da excreção de água e eletrólitos e das percepções  táteis de pressão, dor e temperatura.

Ela apresenta três camadas: Epiderme, Derme e Tecido Conjuntivo Subcutâneo. Qualquer interrupção na continuidade da pele representa uma FERIDA. As feridas podem variar de espessura , pois algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem atingir tecidos mais profundos.

camadas-da-pele

Continue lendo Feridas – Curativos

Vacina – HPV

VacinacaoHPV

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 genótipos diferentes, sendo 123 deles considerados oncogênicos pela Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e associados a neoplasias malignas do trato genital, enquanto os demais subtipos virais, estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas.

Continue lendo Vacina – HPV