Arquivos da categoria: Alimentação

Câncer de Intestino

O que é?

O que é o câncer de Intestino ou câncer colorretal?

O cancro colorretalcâncer colorretal ou câncer de intestino é uma neoplasia maligna que afeta o intestino grosso e/ou o reto, acometendo a parede intestinal, e que dependendo do grau de invasão desta, pode comprometer outros órgãos, quer diretamente, quer através de metástases. Também chamado de câncer de intestino ou tumor de cólon e reto.

Colon-cancer-facts

Comportamentos de Risco

  • Fumar, consumir bebidas alcoólicas, ter sobrepeso ou ser obeso, comer alimentos com muitas calorias, alimentos ricos em gordura animal, carnes vermelhas em excesso e comer poucas frutas, verduras ou cereais integrais;
  • Ter mais de 50 anos, ter parentes em primeiro grau com pólipos ou câncer de intestino;
  • Ser portador de Retocolite Ulcerativa ou doença de Crohn.

Causas

O câncer colorretal geralmente desenvolve-se a partir de pólipos. Os pólipos são inicialmente lesões benignas que crescem na parede do cólon e, se associados a predisposição genética e hábitos não saudáveis de vida, transformam-se em câncer com o passar do tempo.

Como Prevenir

É possível diminuir o risco de ter câncer de intestino adquirindo hábitos saudáveis de vida como :

praticar atividade física regularmente;

ter alimentação variada e rica em fibras (verduras, frutas frescas e cereais integrais);

beber pelo menos dois litros de água por dia;

reduzir o consumo de carne vermelha (máximo 500 g por semana) principalmente fritas ou preparadas no churrasco;

evitar carnes salgadas e processadas (presunto, mortadela, bacon, linguiça, calabresa, salsicha e semelhantes);

manter o peso adequado para sua altura;

não consumir bebidas alcoólicas;

não fumar.

Principais Sintomas

Presença de sangue nas fezes, dor e cólica na barriga com mais de 30 dias de duração; alteração no ritmo intestinal; Perda de peso rápida e não intencional; anemia, cansaço e fraqueza.images (2)

Fonte: Sociedade Brasileira de coloproctologia e Prefeitura de Belo Horizonte.

Dengue – Prevenção e Diagnóstico Rápido

Em tempos de água escassa, fica preocupante a questão da Dengue. Enquanto os agentes de saúde se matam para erradicar os focos, as pessoas passaram a armazenar água de chuva e outras em baldes e vasilhas abertas.

Por isso, a DENGUE virou epidemia em São Paulo, e avança pode lugares que nunca tinha frequentado.

Ao não conseguirmos prevenir, o diagnóstico rápido é importantíssimo para combater a doença.

Conhecer a doença e como ela se manifesta, identificar os sintomas e saber diferenciar a chamada Dengue “Clássica” da Dengue “Hemorrágica”, esta última gravíssima, pode fazer a diferença entre um tratamento rápido e sem consequências e a morte do doente, principalmente no caso de pessoas com alguma debilidade orgânica ou crianças.

Dengue - Prevenção e Diagnóstico

Ao identificar dois ou mais sinais de: a) Dor Intensa na Barriga; b) Sinais de Desmaio; c) Náusea; d) Falta de Ar; e) Tosse Seca e f) Sangramentos procure um médico ou atendimento de Saúde Pública.

Tratamento
Hidratação é parte importante do tratamento. Como o paciente perde muito líquido, a reidratação é fundamental e necessária.  Deve-se ingerir muita água, suco, água de coco ou isotônicos. Destaca-se que bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes, não são considerados líquidos reidratantes.

CUIDADO com armazenamento de água em tempos de seca ou de racionamento. Tampem todas as vasilhas de água armazenada e não deixem de jogar fora água de vasos de plantas e outras que possam hospedar o mosquito da Dengue.

Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Portal G1.Com.Br

As 10 Doenças que Mais Matam no Brasil

A vida agitada nos grandes centros urbanos, a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida e rica em gordura e açúcar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco estão causando diversas doenças nos brasileiros.

 

A Dez Mais

  1. Doenças cerebrovasculares;
  2. Infarto agudo do miocárdio;
  3. Pneumonias;
  4. Diabetes mellitus;
  5. Doenças hipertensivas;
  6. Bronquite, enfisema, asma;
  7. Insuficiência cardíaca;
  8. Câncer do pulmão;
  9. Outras doenças isquêmicas do coração;
  10. Cirrose e doenças crônicas do fígado.

Advindos destes problemas, são mais comuns, nos grandes centros urbanos, doenças como o câncer, o diabetes e doenças do coração.

Continue lendo As 10 Doenças que Mais Matam no Brasil

Aleitamento Materno

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.

Amementar - Ato de Amor

Continue lendo Aleitamento Materno

Diabetes – O Controle e a Prevenção

O que é?

O Diabetes e um conjunto de doenças caracterizadas pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Ocorre pela deficiência de um hormônio chamado Insulina, seja por problemas de produção ou da má utilização da insulina pelos tecidos do corpo.

diabetic-meal-log-printable-20596

Continue lendo Diabetes – O Controle e a Prevenção

Prevenção pré Operatória

Temos acompanhado centenas de cirurgias e pequenas intervenções nestes muitos anos de atividades na área da saúde.

Uma questão importantíssima no pré operatório são os cuidados com alimentação ou jejum. O paciente ou pessoa doente deve sempre informar quando fez suas últimas refeições e do que se alimentou nas últimas horas.

Tem sido comum a ocorrência de problemas graves, e até mortes, pela omissão de informação, por parte do paciente, sobre a alimentação que fez.

Continue lendo Prevenção pré Operatória

Fruta Proibida (1)

Frutas, no geral, são apreciadas por todos, são, em sua maioria doces e com sabores completamente distintos. Raramente encontramos uma pessoa que não goste de nenhuma fruta.

Entretanto, várias frutas são terminantemente proibidas para portadores de alguma doença ou com suspeita de algum mal crônico. Não. Não estou falando daquela fruta que aparece nas histórias de Adão e Eva.

Continue lendo Fruta Proibida (1)