O Agente Comunitário de Saúde é o elo entre a comunidade e o sistema público de saúde.
Ele atua diretamente nas casas das pessoas levando e captando informações, prestando atendimentos básicos e mapeando os principais riscos que podem comprometer a saúde e a qualidade de vida dos moradores em suas comunidades.
Infelizmente, ainda são pífios os números e estatísticas publicizadas sobre como é prejudicial à saúde do trabalhador, as condições precárias a que são submetidos e que pioram com a terceirização.
A frase de que terceirização mata, é fraca para mostrar o quadro alarmante que está acontecendo em todo o país.
A saúde pública, está sendo terceirizada, a saúde nos hospitais particulares está sendo terceirizada. Atividades fins, que deveriam ser exercidas por profissionais contratados diretamente pelas empresas e órgãos de saúde estão, há muito tempo, sendo exercidas por profissionais em desvio de função, por profissionais não qualificados.
É comum um posto de saúde ser coordenado por profissionais que não entendem de saúde. É comum, na ausência de profissionais qualificados para análise de situação dos pacientes e população, até guardas de segurança fazerem “avaliação” e darem orientação sobre o que deve ser feito.
CAOS total.
Não é por acaso que o movimento contra a terceirização e precarização no Brasil vem ganhando força. Todos contra este projeto de lei maléfico que só podia sair da cabeça de quem não se preocupa com a saúde e com a vida dos trabalhadores.
Os casos que acompanhamos, para não falar de experiência própria, são casos alarmantes, profissionais estão tendo seu tempo de vida profissional reduzidos a cada ano. Especialmente os terceirizados, que sujeitam-se a trabalhar em condições mais precárias do que os trabalhadores diretos que submetem-se a condições iguais.
Ator norteamericano apoia protestos contra PL4330 (Imagem: Site Terra)
O Furúnculo é uma inflamação da pele, motivando a acumulação de tecido morto e pus que determina a inflamação dos Folículos Pilosos. O Furúnculo pode se a outros resultando numa expansão denominada Carbúnculo.
Forma usual de contaminação que ocasiona o Furúnculo
A doença por vírus Ébola (DVE), também denominada no Brasil por doença por vírus ebola, é uma doença que atinge seres humanos e outros mamíferos e que é provocada pelo ebolavírus. Os sintomas têm início duas a três semanas após contrair o vírus, manifestando-se inicialmente por febre, garganta inflamada, dores musculares e dores de cabeça.
Hidrocoloide
É indicado principalmente para o tratamento de úlceras das pernas e úlceras de pressão com exsudação ligeira e moderada. Pode também ser usado para queimaduras superficiais, queimaduras superficiais de espessura parcial, áreas doadoras, feridas pós operatórias e abrasões da pele.
É um curativo altamente absorvente. Atua na absorção do exsudato da ferida e forma um gel macio que mantém o meio úmido, o qual favorece o processo de cicatrização da ferida e auxilia a remoção do tecido desvitalizado (desbridamento autolítico) sem danificar o tecido recém formado.
Possui ação bactericida, com alto grau de absorção do exsudato. Sua ação de limpeza no leito da ferida se dá pela remoção de moléculas do exsudato e das bactérias. Não é aderente a pele, preserva o tecido epitelial e elimina o odor das feridas infectadas.
São saís de polímero natural, ácido algínico, derivado da alga marrom. Suas fibras tem a capacidade de absorver a exsudação de feridas e convertê-las em gel. Sua capacidade de absorção é muito superior á do gel tradicional.
Promovem ambientes úmidos, favoráveis a cicatrização – o gel se amolda ao contorno da ferida;
Auxiliam o desbridamento e ajudam a proteger o tecido novo;
Fazem o desbridamento autolítico do tecido macio ou crosta, mas não desbridam a ferida com excesso de tecido necrótico;
Propiciam a hemostasia em feridas hemorrágicas;
Reduzem as trocas de curativos, são fáceis de aplicar, remover e preenchem o espaço morto.
O tipo de curativo varia com a natureza, a localização e o tamanho de ferida. Em alguns casos é necessária compressão; em outros, lavagem com soluções fisiológicas ou anti-sépticos. Outros exigem imobilização com faixas elásticas ou ainda gesso.
A seleção é feita com base em suas propriedades físicas de proteção e manutenção de medicamentos em contato com a ferida. Não se pode dizer que existe um curativo ideal, mas um curativo bem feito resulta em uma cicatrização melhor.
A maneira pela qual uma ferida é fechada ou “deixada” fechar é essencial para o processo de cicatrização.Existem três formas pelas quais uma ferida pode cicatrizar que dependem da quantidade de tecido perdido ou danificado e da presença ou não de infecção, são elas: