Arquivos da categoria: Curativo

Tipos e procedimentos de curativos para feridas

Agente Comunitário de Saúde

4 de outubro - Dia do Agente Comunitário de Saúde

O Agente Comunitário de Saúde é o elo entre a comunidade e o sistema público de saúde.

Ele atua diretamente nas casas das pessoas levando e captando informações, prestando atendimentos básicos e mapeando os principais riscos que podem comprometer a saúde e a qualidade de vida dos moradores em suas comunidades.

Parabéns pelo seu dia e obrigado por tudo!

Ministério da Saúde.

Saúde do Trabalhador e Terceirização

Infelizmente, ainda são pífios os números e estatísticas publicizadas sobre como é prejudicial à saúde do trabalhador, as condições precárias a que são submetidos e que pioram com a terceirização.

Precarizacão do Trabalho

A frase de que terceirização mata, é fraca para mostrar o quadro alarmante que está acontecendo em todo o país.

A saúde pública, está sendo terceirizada, a saúde nos hospitais particulares está sendo terceirizada. Atividades fins, que deveriam ser exercidas por profissionais contratados diretamente pelas empresas e órgãos de saúde estão, há muito tempo, sendo exercidas por profissionais em desvio de função, por profissionais não qualificados.

É comum um posto de saúde ser coordenado por profissionais que não entendem de saúde. É comum, na ausência de profissionais qualificados para análise de situação dos pacientes e população, até guardas de segurança fazerem “avaliação” e darem orientação sobre o que deve ser feito.

CAOS total.

Não é por acaso que o movimento contra a terceirização e precarização no Brasil vem ganhando força. Todos contra este projeto de lei maléfico que só podia sair da cabeça de quem não se preocupa com a saúde e com a vida dos trabalhadores.

Os casos que acompanhamos, para não falar de experiência própria, são casos alarmantes, profissionais estão tendo seu tempo de vida profissional reduzidos a cada ano. Especialmente os terceirizados, que sujeitam-se a trabalhar em condições mais precárias do que os trabalhadores diretos que submetem-se a condições iguais.

Ator norteamericano apoia protestos contra PL4330 (Imagem: Site Terra)

 

Temos que parar este Projeto de Lei 4330 !!!

O Furúnculo

O Começo

O Furúnculo é uma inflamação da pele, motivando a acumulação de tecido morto e pus que determina a inflamação dos Folículos Pilosos. O Furúnculo pode se a outros resultando numa expansão denominada Carbúnculo.
Forma usual de contaminação que ocasiona o Furúnculo
Forma usual de contaminação que ocasiona o Furúnculo

Continue lendo O Furúnculo

Ebola – Ameaça Mundial

Ebola_Ferida
Paciente com Ebola

doença por vírus Ébola (DVE), também denominada no Brasil por doença por vírus ebola, é uma doença que atinge seres humanos e outros mamíferos e que é provocada pelo ebolavírus. Os sintomas têm início duas a três semanas após contrair o vírus, manifestando-se inicialmente por febre, garganta inflamadadores musculares e dores de cabeça.

Continue lendo Ebola – Ameaça Mundial

Curativos – Coberturas (IV)

ExibirImagemCAE9UK4S__97033_zoom

Hidrocoloide
É indicado principalmente para o tratamento de úlceras das pernas e úlceras de pressão com exsudação ligeira e moderada. Pode também ser usado para queimaduras superficiais, queimaduras superficiais de espessura parcial, áreas doadoras, feridas pós operatórias e abrasões da pele.

Continue lendo Curativos – Coberturas (IV)

Curativos – Coberturas (III)

Hidrofiber – Aquacel

Descrição

É um curativo altamente absorvente. Atua na absorção do exsudato da ferida e forma um gel macio que mantém o meio úmido, o qual favorece o processo de cicatrização da ferida e auxilia a remoção do tecido desvitalizado (desbridamento autolítico) sem danificar o tecido recém formado.

Aquacel-10x10

Continue lendo Curativos – Coberturas (III)

Curativos – Coberturas (II)

CARVÃO ATIVADO COM PRATA

Possui ação bactericida, com alto grau de absorção do exsudato. Sua ação de limpeza no leito da ferida se dá pela remoção de moléculas do exsudato e das bactérias. Não é aderente a pele, preserva o tecido epitelial e elimina o odor das feridas infectadas.

Imagem: Curatec
Imagem: Curatec

Continue lendo Curativos – Coberturas (II)

Curativos – Coberturas (I)

ALGINATOS

  • São saís de polímero natural, ácido algínico, derivado da alga marrom. Suas fibras tem a capacidade de absorver a exsudação de feridas e convertê-las em gel. Sua capacidade de absorção é muito superior á do gel tradicional.
  • Promovem ambientes úmidos, favoráveis a cicatrização – o gel se amolda ao contorno da ferida;
  • Auxiliam o desbridamento e ajudam a proteger o tecido novo;
  • Fazem o desbridamento autolítico do tecido macio ou crosta, mas não desbridam a ferida com excesso de tecido necrótico;
  • Propiciam a hemostasia em feridas hemorrágicas;
  • Reduzem as trocas de curativos, são fáceis de aplicar, remover e preenchem o espaço morto.

Continue lendo Curativos – Coberturas (I)

Tipos de Curativos

O tipo de curativo varia com a natureza, a localização e o tamanho de ferida. Em alguns casos é necessária compressão; em outros, lavagem com soluções fisiológicas ou anti-sépticos. Outros exigem imobilização com faixas elásticas ou ainda gesso.

A seleção é feita com base em suas propriedades físicas de proteção e manutenção de medicamentos em contato com a ferida. Não se pode dizer que existe um curativo ideal, mas um curativo bem feito resulta em uma cicatrização melhor.

Continue lendo Tipos de Curativos

Feridas – Cicatrização

    A maneira pela qual uma ferida é fechada ou “deixada” fechar é essencial para o processo de cicatrização.Existem três formas pelas quais uma ferida pode cicatrizar que dependem da quantidade de tecido perdido ou danificado e da presença ou não de infecção, são elas:

  • primeira intenção
  • segunda intenção
  • terceira intenção

Continue lendo Feridas – Cicatrização