Arquivos da categoria: Ferida

Câncer de Intestino

O que é?

O que é o câncer de Intestino ou câncer colorretal?

O cancro colorretalcâncer colorretal ou câncer de intestino é uma neoplasia maligna que afeta o intestino grosso e/ou o reto, acometendo a parede intestinal, e que dependendo do grau de invasão desta, pode comprometer outros órgãos, quer diretamente, quer através de metástases. Também chamado de câncer de intestino ou tumor de cólon e reto.

Colon-cancer-facts

Comportamentos de Risco

  • Fumar, consumir bebidas alcoólicas, ter sobrepeso ou ser obeso, comer alimentos com muitas calorias, alimentos ricos em gordura animal, carnes vermelhas em excesso e comer poucas frutas, verduras ou cereais integrais;
  • Ter mais de 50 anos, ter parentes em primeiro grau com pólipos ou câncer de intestino;
  • Ser portador de Retocolite Ulcerativa ou doença de Crohn.

Causas

O câncer colorretal geralmente desenvolve-se a partir de pólipos. Os pólipos são inicialmente lesões benignas que crescem na parede do cólon e, se associados a predisposição genética e hábitos não saudáveis de vida, transformam-se em câncer com o passar do tempo.

Como Prevenir

É possível diminuir o risco de ter câncer de intestino adquirindo hábitos saudáveis de vida como :

praticar atividade física regularmente;

ter alimentação variada e rica em fibras (verduras, frutas frescas e cereais integrais);

beber pelo menos dois litros de água por dia;

reduzir o consumo de carne vermelha (máximo 500 g por semana) principalmente fritas ou preparadas no churrasco;

evitar carnes salgadas e processadas (presunto, mortadela, bacon, linguiça, calabresa, salsicha e semelhantes);

manter o peso adequado para sua altura;

não consumir bebidas alcoólicas;

não fumar.

Principais Sintomas

Presença de sangue nas fezes, dor e cólica na barriga com mais de 30 dias de duração; alteração no ritmo intestinal; Perda de peso rápida e não intencional; anemia, cansaço e fraqueza.images (2)

Fonte: Sociedade Brasileira de coloproctologia e Prefeitura de Belo Horizonte.

Dia Mundial da Sepse

A Sepse é a inflamação generalizada do organismo contra uma infecção em qualquer parte do corpo. Se não descoberta rapidamente, essa inflamação leva a parada do funcionamento de um ou mais órgãos e o paciente corre risco de morrer.

Pesquisa do ILAS, em parceria com o Instituto Datafolha, em 134 municípios brasileiros, mostra que 93% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar sobre sepse.

SEPSE

O Furúnculo

O Começo

O Furúnculo é uma inflamação da pele, motivando a acumulação de tecido morto e pus que determina a inflamação dos Folículos Pilosos. O Furúnculo pode se a outros resultando numa expansão denominada Carbúnculo.
Forma usual de contaminação que ocasiona o Furúnculo
Forma usual de contaminação que ocasiona o Furúnculo

Continue lendo O Furúnculo

Ebola – Ameaça Mundial

Ebola_Ferida
Paciente com Ebola

doença por vírus Ébola (DVE), também denominada no Brasil por doença por vírus ebola, é uma doença que atinge seres humanos e outros mamíferos e que é provocada pelo ebolavírus. Os sintomas têm início duas a três semanas após contrair o vírus, manifestando-se inicialmente por febre, garganta inflamadadores musculares e dores de cabeça.

Continue lendo Ebola – Ameaça Mundial

Lúcia Helena – Uma Enfermeira

Completei 28 anos de trabalho no Serviço de Saúde.

Devo dizer que me orgulho da minha profissão. Uma profissão sofrida, com a dor de outras pessoas;  profissão pouco respeitada no reconhecimento salarial e profissão completamente desprezada nas condições de trabalho.

Ao longo desta minha jornada, aprendi muito. Não me refiro só das técnicas, que são importantíssimas para executar meu trabalho, mas de experiência de vida. Aprendi às vezes com o sofrimento de estranhos e de pessoas que nunca veremos outra vez. Estas experiências e dores alheias nos levam a valorizar cada instante vivido.

Continue lendo Lúcia Helena – Uma Enfermeira

Curativos – Coberturas (IV)

ExibirImagemCAE9UK4S__97033_zoom

Hidrocoloide
É indicado principalmente para o tratamento de úlceras das pernas e úlceras de pressão com exsudação ligeira e moderada. Pode também ser usado para queimaduras superficiais, queimaduras superficiais de espessura parcial, áreas doadoras, feridas pós operatórias e abrasões da pele.

Continue lendo Curativos – Coberturas (IV)

Curativos – Coberturas (III)

Hidrofiber – Aquacel

Descrição

É um curativo altamente absorvente. Atua na absorção do exsudato da ferida e forma um gel macio que mantém o meio úmido, o qual favorece o processo de cicatrização da ferida e auxilia a remoção do tecido desvitalizado (desbridamento autolítico) sem danificar o tecido recém formado.

Aquacel-10x10

Continue lendo Curativos – Coberturas (III)

Curativos – Coberturas (II)

CARVÃO ATIVADO COM PRATA

Possui ação bactericida, com alto grau de absorção do exsudato. Sua ação de limpeza no leito da ferida se dá pela remoção de moléculas do exsudato e das bactérias. Não é aderente a pele, preserva o tecido epitelial e elimina o odor das feridas infectadas.

Imagem: Curatec
Imagem: Curatec

Continue lendo Curativos – Coberturas (II)

Tipos de Curativos

O tipo de curativo varia com a natureza, a localização e o tamanho de ferida. Em alguns casos é necessária compressão; em outros, lavagem com soluções fisiológicas ou anti-sépticos. Outros exigem imobilização com faixas elásticas ou ainda gesso.

A seleção é feita com base em suas propriedades físicas de proteção e manutenção de medicamentos em contato com a ferida. Não se pode dizer que existe um curativo ideal, mas um curativo bem feito resulta em uma cicatrização melhor.

Continue lendo Tipos de Curativos