Arquivos da categoria: Vacina

Tipos e modalidades de vacinas

Vacinação Contra a Gripe

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta  é vacinar 80% do público-alvo.

Nós, agentes de saúde, estaremos prontos a receber todos que desejarem se prevenir em mais esta campanha de vacinação e apoio à melhoria das condições de saúde pública.

Vacinação contra a Gripe

Devem ser imunizadas crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem ir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas que recorrem aos hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. A campanha termina no dia 22 de maio.

Fonte: Agência Brasil

HPV – Responsabilidade de Todos

Relação Aids e HPV

As meninas e mulheres convivendo com HIV e Aids foram incorporadas como público prioritário nessa nova etapa da campanha de vacinação devido a estudos que apontaram que esse público tem cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer cervical em comparação com a população em geral. Além disso, elas também estão mais propensas a terem sérias lesões causadas por HPV, em maior número e com maiores chances de reaparecerem após o tratamento.

Continue lendo HPV – Responsabilidade de Todos

Febre Chikungunya

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Continue lendo Febre Chikungunya

Atenção à Gestante (Vacina Contra dTpa)

Gestante_Vacina

A vacina dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche (Pertussis Acelular) foi introduzida neste mês de novembro de 2014 no calendário de vacinação da gestante para todo o país, na condição de “Reforço” ou Complementação do Esquema Vacinal das vacina duplas adulto (dT) tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos  recém nascidos .

Continue lendo Atenção à Gestante (Vacina Contra dTpa)

Centro de Referência de Imunológicos Especiais (CRIE) – Orientação

O Programa  Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI) é um dos programas especializados de eficiência e reconhecimento mundial, uma vez que possibilita o acesso gratuito de todos às vacinas previstas no Calendário Básico da Vacinação da Criança.

Vacina Continue lendo Centro de Referência de Imunológicos Especiais (CRIE) – Orientação

Vacina – Gripe 2014

Vacinação contra a Gripe de 22 de Abril até 9 de maio de 2014

A gripe ou Influenza é doença viral que aflige a espécie humana desde a Antiguidade. Embora considerada banal, a enfermidade está associada a complicações bacterianas que podem ser mortais em alguns casos.

Gripe_2014

Continue lendo Vacina – Gripe 2014

VACINA – Esclarecimentos

INTRODUÇÃO
Vacina é uma substância derivada ou quimicamente semelhante, a um agente infeccioso particular, causador de doença. Esta substância é reconhecida pelo sistema imune do individuo vacinado e suscita da parte deste uma resposta que o protege de uma doença associada ao agente. A vacina, portanto, induz o sistema imune a reagir como se tivesse realmente sido infectado pelo agente.

Vacinacao_Crianca

Continue lendo VACINA – Esclarecimentos

Vacina – HPV

VacinacaoHPV

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 genótipos diferentes, sendo 123 deles considerados oncogênicos pela Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e associados a neoplasias malignas do trato genital, enquanto os demais subtipos virais, estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas.

Continue lendo Vacina – HPV

Varicela (Catapora)

Catapora
Criança com varicela em estágio grave

Informe Técnico

Varicela (popularmente conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infecciosa aguda, comum na infância, altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (do inglês Human Herpes Virus 3).

Continue lendo Varicela (Catapora)