Todos os posts de Lúcia Helena Vitória

Câncer de Intestino

O que é?

O que é o câncer de Intestino ou câncer colorretal?

O cancro colorretalcâncer colorretal ou câncer de intestino é uma neoplasia maligna que afeta o intestino grosso e/ou o reto, acometendo a parede intestinal, e que dependendo do grau de invasão desta, pode comprometer outros órgãos, quer diretamente, quer através de metástases. Também chamado de câncer de intestino ou tumor de cólon e reto.

Colon-cancer-facts

Comportamentos de Risco

  • Fumar, consumir bebidas alcoólicas, ter sobrepeso ou ser obeso, comer alimentos com muitas calorias, alimentos ricos em gordura animal, carnes vermelhas em excesso e comer poucas frutas, verduras ou cereais integrais;
  • Ter mais de 50 anos, ter parentes em primeiro grau com pólipos ou câncer de intestino;
  • Ser portador de Retocolite Ulcerativa ou doença de Crohn.

Causas

O câncer colorretal geralmente desenvolve-se a partir de pólipos. Os pólipos são inicialmente lesões benignas que crescem na parede do cólon e, se associados a predisposição genética e hábitos não saudáveis de vida, transformam-se em câncer com o passar do tempo.

Como Prevenir

É possível diminuir o risco de ter câncer de intestino adquirindo hábitos saudáveis de vida como :

praticar atividade física regularmente;

ter alimentação variada e rica em fibras (verduras, frutas frescas e cereais integrais);

beber pelo menos dois litros de água por dia;

reduzir o consumo de carne vermelha (máximo 500 g por semana) principalmente fritas ou preparadas no churrasco;

evitar carnes salgadas e processadas (presunto, mortadela, bacon, linguiça, calabresa, salsicha e semelhantes);

manter o peso adequado para sua altura;

não consumir bebidas alcoólicas;

não fumar.

Principais Sintomas

Presença de sangue nas fezes, dor e cólica na barriga com mais de 30 dias de duração; alteração no ritmo intestinal; Perda de peso rápida e não intencional; anemia, cansaço e fraqueza.images (2)

Fonte: Sociedade Brasileira de coloproctologia e Prefeitura de Belo Horizonte.

As 10 Doenças que Mais Matam no Brasil

A vida agitada nos grandes centros urbanos, a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida e rica em gordura e açúcar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco estão causando diversas doenças nos brasileiros.

 

A Dez Mais

  1. Doenças cerebrovasculares;
  2. Infarto agudo do miocárdio;
  3. Pneumonias;
  4. Diabetes mellitus;
  5. Doenças hipertensivas;
  6. Bronquite, enfisema, asma;
  7. Insuficiência cardíaca;
  8. Câncer do pulmão;
  9. Outras doenças isquêmicas do coração;
  10. Cirrose e doenças crônicas do fígado.

Advindos destes problemas, são mais comuns, nos grandes centros urbanos, doenças como o câncer, o diabetes e doenças do coração.

Continue lendo As 10 Doenças que Mais Matam no Brasil

Aleitamento Materno

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.

Amementar - Ato de Amor

Continue lendo Aleitamento Materno

Diabetes – O Controle e a Prevenção

O que é?

O Diabetes e um conjunto de doenças caracterizadas pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Ocorre pela deficiência de um hormônio chamado Insulina, seja por problemas de produção ou da má utilização da insulina pelos tecidos do corpo.

diabetic-meal-log-printable-20596

Continue lendo Diabetes – O Controle e a Prevenção

Saúde do Trabalhador – II

A saúde do trabalhador tem sido colocada, cada vez mais, sob risco e fragilizada. Condições de trabalho insalubres ou perigosas tem sido contornadas, da parte de governos irresponsáveis e de patrões interessados somente em produtividade, a todo momento. Atualmente, pequenos grupos de trabalhadores tem se unido em torno de um Movimento contra a Precarização do Trabalho, especialmente em função da terceirização desenfreada que está sendo colocada sob votação no Congresso através da possível aprovação das MPs 664 e 665 e PL 4330, em contraposição às PECs 56 e 555 e ao PL4434.

Precarizacão do Trabalho

Continue lendo Saúde do Trabalhador – II

HPV – Responsabilidade de Todos

Relação Aids e HPV

As meninas e mulheres convivendo com HIV e Aids foram incorporadas como público prioritário nessa nova etapa da campanha de vacinação devido a estudos que apontaram que esse público tem cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer cervical em comparação com a população em geral. Além disso, elas também estão mais propensas a terem sérias lesões causadas por HPV, em maior número e com maiores chances de reaparecerem após o tratamento.

Continue lendo HPV – Responsabilidade de Todos

Febre Chikungunya

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Continue lendo Febre Chikungunya

Atenção à Gestante (Vacina Contra dTpa)

Gestante_Vacina

A vacina dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche (Pertussis Acelular) foi introduzida neste mês de novembro de 2014 no calendário de vacinação da gestante para todo o país, na condição de “Reforço” ou Complementação do Esquema Vacinal das vacina duplas adulto (dT) tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos  recém nascidos .

Continue lendo Atenção à Gestante (Vacina Contra dTpa)

Ebola – Ameaça Mundial

Ebola_Ferida
Paciente com Ebola

doença por vírus Ébola (DVE), também denominada no Brasil por doença por vírus ebola, é uma doença que atinge seres humanos e outros mamíferos e que é provocada pelo ebolavírus. Os sintomas têm início duas a três semanas após contrair o vírus, manifestando-se inicialmente por febre, garganta inflamadadores musculares e dores de cabeça.

Continue lendo Ebola – Ameaça Mundial